Algumas pessoas usam os termos ” Correia Dentada ” e ” Correia Serpentina ” com o mesmo sentido . No entanto , estes dois componentes do motor tem inteiramente diferentes funções. Eles desempenham papéis vitais no funcionamento de um veículo e devem ser verificados regularmente quanto a desgaste ou danos.

Correia Dentada:

A correia de distribuição conecta o virabrequim de um carro para a árvore de cames. O seu obetivo principal é garantir que as válvulas abram e fechem em sequência com os pistões, mas nem todos os veículos têm uma correia dentada .

Como identificar Danos na Correia Dentada?

-Visualmente:

1- Rachaduras aleatórias no corpo da correia dentada;

2-Pedaços da correia dentada faltando;

3-Material se acumulando nas ranhuras da correia dentada;

4-Abrasão da correia dentada (”parte traseira brilhante”);

5-Separação de ranhuras da correia;

6-Desgaste desigual nas ranhuras da correia dentada;

7-Contaminação de cascalho, minério de ferro, e outros minerais na correia dentada;

8-Ranhuras mais externas da correia dentada danificadas;

9-Contaminação de óleo na correia dentada;

10-Correia dentada arrebentada.

Quando substitui-la?

Como regra geral, você deve procurar no manual do seu veículo a quilometragem da troca da correia dentada ou fazer a troca de 5 em 5 anos, reduzindo esse tempo se o veículo é usado em situações mais extremas (muita poeira, zonas de mineração, muita poluição, etc). Fóruns, concessionárias, clubes de carros são ótimos lugares para encontrar o manual do seu veículo, caso você não tenha.

Belt Serpentine (Correia Serpentina):

A correia serpentina, ou correia de transmissão , liga e opera uma série de acessórios do motor , incluindo o ar-condicionado compressor , bomba de água e do alternador. A maioria dos veículos novos de passageiros tem uma correia serpentina .

Como identificar Danos na Correia Serpentina?

O primeiro sintoma que você pode ouvir quando a sua correia serpentina está desgastado ou quebrada é um gemido ou grito barulhento. Esse som significa que o cinto está escorregando sua trajetória predeterminada por causa de desgaste, e que o cinto vai precisar de substituição. A correia serpentina em muito mau estado terá cordões visíveis e nervuras. Se você ver isso, considere a contratação de um caminhão de reboque! Qualquer cinto que parece que pode ter “pedaços” na mesma, ou que não tem o mesmo diâmetro e espessura em todo devem ser substituídos imediatamente.

Danos:

Se há quebra de correia dentada , enquanto o veículo estiver em funcionamento , os pistões podem atingir as válvulas abertas , o que pode resultar em danos para os êmbolos , válvulas, e /ou na cabeça do cilindro, que leva a reparações dispendiosas e possível substituição do motor. Se há  quebra de correia serpentina enquanto o veículo estiver em operação , tudo impulsionado pelo cinto deixará de operar.

O MinhaOficina tem tudo o que você procura em um programa para Oficina Mecânica!

Entre em contato conosco para autorizar o teste de 15 dias grátis!

-> Whatsapp Minha Oficina: (19) 97123-3549