Tecnologia na Oficina Mecânica

por | mar 20, 2017 | Blog, Programa para Oficina |

Quanto devo investir em Tecnologia?

Na hora de decidir sobre investir em tecnologia na oficina mecânica deve-se avaliar vários fatores. Não somente se esta ou aquela tecnologia é melhor e qual o seu preço…mas sim, as vantagens que essa tecnologia vai trazer para o seu negócio. Todos sabem que a tecnologia proporciona várias vantagens no controle da administração da oficina mecânica. Entretanto, ainda há muitos questionamentos sobre o quanto investir. Uma das coisas mais discutidas é o desperdício em sua aplicação. Ou seja, o investimento em um determinado programa de computador pode não proporcionar o uso de todos os recursos disponíveis nele. E isso gera sempre a dúvida se o investimento está sendo válido.

Nesse sentido, a escolha de um programa de computador para sua oficina deve levar em consideração algumas questões.

Essas questões são muito importantes:

  • Controlar os gastos, sabendo onde cada centavo vai parar;
  • Padronizar as atividades e operações. Ou seja, sempre que um cliente chegar à sua oficina mecânica o atendimento será feito da mesma maneira. Registrando tudo para facilitar na hora de executar os serviços, e fechar a ordem de serviço.
  • Fazer o planejamento de compras de peças e material de consumo, organizando o estoque, quando comprar e agendando o pagamento.
  • Ter objetivos de faturamento da oficina, permitindo acompanhamento dos resultados, para que o negócio seja lucrativo e evitando prejuízos.
  • Saber quais são as atividades que dão lucro e as atividades sem valor que só estão dando prejuízo.

Mas, como fazer isso?

tecnologia na oficina usando softwares

Com o Programa MinhaOficina é possível tomar decisões de compra, é possível considerar as opções de como cobrar por um serviço através dos cálculos feitos pelo seu exclusivo planejador financeiro, saber quais são os seus custos fixos e variáveis como planejar seu faturamento para que se tenha lucro.

Quando se fala em investimento sobre tecnologia, um dos mais comuns pensamentos é na aquisição de um computador. Mas, de nada adianta ter um computador sem ter uma ferramenta, ou seja um software , que tenha  manutenção, suporte técnico e  treinamento.Para quê pagar por um programa de computador que emite NFe , com uma mensalidade alta, se a sua oficina emite pouquíssimas Notas Fiscais.

E o que se ganha com os investimentos em tecnologia?

Por exemplo, para medir a eficiência do investimento, deve-se avaliar a quantidade de desperdício que pode existir com a desorganização na administração da sua oficina. Compras mal feitas, clientes não atendidos corretamente por falta de informação, preços de mão de obra abaixo do preço gerando prejuízo, ou acima, afastando o cliente da sua oficina. Quanto tudo isso custa? Garanto que é muito mais do que a mensalidade que você paga para usar um sistema como o Programa MinhaOficina com utilização dos seus módulos, Cadastro, Estoque, Produtos, Ordem de Serviço, Agenda. Planejador Financeiro, Contas a Pagar, Contas a Receber vão ajudar na Formação de Preços, planejamento e controle da sua oficina.

Conheça todos os recursos oferecidos pelo Programa MinhaOficina e aplique soluções inteligentes na sua empresa!