Como funciona o ar-condicionado?

De modo geral, o ar-condicionado do carro tem como principais elementos o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás. Assim, se o veículo estiver sem gás, está com vazamento.

Confira os componentes:

  • Repare, antes de tudo, se houve algum vazamento. Em caso afirmativo, não basta apenas trocar o gás, será preciso descobrir a causa de estar vazando, para solucionar de vez o problema.
  • Cheque se há falta de vento, conferindo os fusíveis. Eles podem estar queimados.
  • Observe se o compressor está girando. Para isso, você dá partida no veículo, depois liga o ar-condicionado e analisa debaixo do capô. Você identificará o compressor se encontrou um tipo de bomba perto de uma correia. Caso o ventilador esteja ligado, assim como o ar-condicionado e você reparou que o centro da polia não gira, pode ser sinal de problema na embreagem elétrica do compressor.
  • Se a falha não está aí, dentre as possibilidades que podem ser checadas estão: fios partidos, interruptores quebrados, problema no selamento interno, correias soltas.

Antes de começar a solução de problemas de ar condicionado você precisa de compreender que não é tão fácil quanto você imagina. Há muitas coisas que podem dar errado ao tentar consertar seu sistema de AC.
Quando o sistema não está lavado de todos os detritos e o óleo antigo nunca vai arrefecer inteiramente Se houver muito ou se não houver líquido refrigerante suficiente você encontrará o problema em que o ar não se refresca como deveria e poderá até ser um perigo. Modernos sistemas de ar condicionado devem ser limpos periodicamente e ter a quantidade correta de

gás freon neles para lhes arrefeça adequadamente.

Para quem não sabe como funciona o sistema de ar condicionado, desde que esteja funcionando, não pensa nas centenas de peças que trabalham juntamente para nos trazer conforto do ar condicionado. O compressor é das peças que é muito usada no verão, pois provê o ar frio para o automóvel.

Ele realiza exatamente o que seu nome diz: comprime o gás refrigerante e o manda para o condensador do seu carro. Esse processo todo é alimentados por correias de transmissão do motor. O gás refrigerante líquido a alta pressão, é convertido em um gás e passa por dentro de um sistema de tubos onde o calor do gás é eliminado rapidamente, realizando assim o seu arrefecimento. O gás arrefecido depois é convertido para a forma líquida, já que ele retorna ao compressor. O gás de refrigeração é utilizado para refrigerar o ar da cabine do carro.

OS 6 MAIS COMUNS DEFEITOS: 

1 – Defeito na ventoinha do condensador.

2 – Defeito no compressor.

3 – Vazamento de gás refrigerante.

4 – Fusível do compressor queimado (do ar-condicionado).

5 –  Defeito em relé (menos comum, mas acontece).

6 – Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.

O mais comum deles é a falta de gás que quase sempre ocorre por vazamento. Para não ter problemas com seu ar-condicionado faça manutenção periódicas em oficinas especializadas. Assim ele nunca vai te deixar na mão e seu dia vai ser mais fresco.