CONHEÇA TODOS OS ITENS QUE SÃO VERIFICADO NA GEOMETRIA DE SEU CARRO: 

Verificar todos os itens do carro é muito importante para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, por isso é indicado que seja feita uma avaliação a cada 3 meses ou durante uma viagem. Mas antes é necessário entender quando que o alinhamento e o balanceamento do veículo precisam ser verificados para evitar que problemas possam acontecer com seu carro na cidade ou na estrada, além de evitar o desgaste dos pneus.

O ideal é que este serviço seja realizado por um profissional experiente na área automobilística ou uma empresa especializada no setor e com muitos anos no mercado, já que ele poderá te passar todas as dicas necessárias para que não sejam comprometidas as outras peças do carro.

Por isso, separamos um tempinho para explicar para vocês o que é alinhamento do carro e como diferenciar do balanceamento, assim será mais fácil identificar quando o problema pode aparecer. Continue lendo o artigo e entenda todos os detalhes. Confira com muita atenção e cuidado para evitar decepções futuras com seu automóvel!

O QUE É ALINHAMENTO DE VEÍCULO E O QUE DEVE SER FEITO?

Antes de ir buscar o seu veículo, procure entender um pouco mais sobre o alinhamento do carro e os sinais que ele apresenta e que são fáceis de serem percebidos. É muito fácil identificar quando é necessário verificar este item em questão, se quando você solta rapidamente o volante por um segundo e o carro é puxado automaticamente para o lado esquerdo ou para o lado direito o problema está no alinhamento, é o principal sinal de alerta para ir até o mecânico mais próximo.

O alinhamento do veículo nada mais é do que o ajuste dos ângulos das rodas, deixando elas perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Mas sempre surge aquela dúvida, qual é a importância deste serviço? Bom, existem vários motivos, melhora a segurança, o deslocamento do veículo e a dirigibilidade, previne o desgaste irregular dos pneus e aumenta o seu atrito no solo. E, devo fazer com frequência? Sim! Os profissionais da área automobilística recomendam que seja verificado a cada 2 meses, podendo variar de acordo com a utilidade do carro.

Mas, cuidado para não acabar confundindo com balanceamento, que no primeiro momento pode parecer muito semelhante. Entretanto, este item pode ser verificado quando o volante vibra e o carro começa a fazer barulhos estranhos em algumas velocidades. Na dúvida corra para o mecânico e faça uma revisão geral. Prevenir nunca é demais!

O QUE É VERIFICADO NA GEOMETRIA DE DIREÇÃO DO VEÍCULO? 

Não restaram dúvidas de que o alinhamento é muito importante para o bom desempenho do seu automóvel, por isso vamos conferir na sequência os ângulos que são verificados na geometria para corrigir o problema do veículo. Confira todos os detalhes!

O primeiro ângulo é o câmber que por sua vez consiste na inclinação da roda em relação à linha vertical. Sendo assim, ele pode ser positivo ou negativo. A Roda inclinada para fora e roda a inclinada para dentro, respectivamente. Lembrando que tudo isso é possível que seja observado quando estamos de frente para o veículo e não de lado.

Em seguida temos a convergência e a divergência, a primeira consiste no fechamento das rodas dianteiras em relação à sua trajetória, já a segunda acontece quando as rodas apontam para o lado de fora. A última, mas não menos importante, é o cáster. Este ângulo pode ser observado facilmente quando observamos a lateral do carro. É formado com a linha vertical que passa pelo centro do cubo da roda e o eixo de direção das juntas esféricas.

Também é indicado ressaltar que cada montadora possui uma margem de erro para a geometria, as suspensões que não são originais não conseguem os parâmetros especificados. Consulte este dato antes de contratar algum serviço, sempre é bom tirar todas as dúvidas, mas claro é possível perguntar durante a realização da geometria também.

Mas, quais são as principais razões da perda de alinhamento do veículo? São várias, mas entre elas podemos identificar o desgaste natural dos pneus e dos componentes de suspensão, colisão de automóveis e passagem por pistas em condições não apropriadas, como buracos. Outro motivo para estar atento na geometria do veículo é quando são feitos serviços de suspensão.

CUSTO X BENEFÍCIO DO SERVIÇO:

Após entender como funciona o alinhamento de um automóvel e quais são os ângulos verificados nas rodas, é hora de conferir o custo x benefício. Afinal, vale a pena pagar por este serviço? É possível prevenir? A resposta para ambas às perguntas é sim! Uma vez que quanto antes for identificado o problema, mais rápido e econômico será para resolver.
Solicite o orçamento de três empresas diferentes, pequeno, médio ou grande porte, assim será possível ter uma ideia dos valores que estão sendo cobrados no mercado.

Não fique com a primeira opção, questione e cobre prazo de entrega. Crie uma lista comparativa, avalie cada informação que foi passada junto com o valor que é cobrado e tempo. Se for preciso, consulte familiares e amigos que já tenham realizado o alinhamento no veículo, com certeza eles irão indicar empresas conhecidas com excelente custo e confiança.

Lembre-se que o carro é muito importante e o esforço para realizar a compra foi muito grande, sendo assim não deixe em mãos de qualquer pessoa antes de ter certeza que será a melhor escolha. Pesquise e se informe sobre o setor, além disso, efetue o pagamento só depois de ter certeza que está tudo em ordem e esteja atento ao tempo da garantia.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre os cuidados com seu carro e o que não pode ser deixado de lado na revisão preventiva. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitos motoristas a identificar quando é o momento certo de realizar a geometria!

Não conhece o programa MinhaOficina?

Modernize sua oficina com o nosso software. Experimente grátis por 15 dias.