As Oficinas Mecânicas tradicionais são geralmente ambientes escuros, manchados de graxa, sem setores, com ferramentas espalhadas e etc. Um ambiente muito poluído visualmente, o que não passa confiança aos clientes, pelo menos em um primeiro momento.
A nova abordagem nesse nicho de mercado vem crescendo rapidamente no Brasil e atraindo muitos clientes. Estes espaços são completamente diferentes das tradicionais oficinas que grande parte dos motoristas mais antigos estão acostumados a frequentar.
São geralmente ambientes muito mais receptivos, onde o motorista não tem nenhum contato com a parte onde o serviço sujo realmente acontece. A pessoa fica dentro de um ambiente climatizado, tomando um cafezinho e lendo uma revista, enquanto a manutenção do carro é realizada.
O que realmente chama atenção das pessoas que vão pela primeira vez neste tipo de centro e que estão acostumados com as oficinas mais convencionais é que o ambiente realmente não parece em nada com um centro de reparos de carros. O piso das oficinas, mesmo dos locais onde acontecem os reparos dos carros, são extremamente limpos, e é possível ver pessoas limpando o chão diversas vezes no dia.
Além disso, segundo os motoristas que frequentam estes locais, o que realmente chama a atenção é a transparência com o que acontece o serviço. Ou seja, as pessoas dentro destes locais se sentem mais a vontade e até mesmo conseguem confiar mais nos diagnósticos e procedimentos que são realizados nestes centros do que nas oficinas mais tradicionais. Sinal que uma das poucas vantagens dos mecânicos convencionais também está conseguindo ser revertida pelos grandes centros.
Uma das características mais importantes desses novos centros automotivos modernos está relacionada justamente por deixarem o cliente à vontade, antes os clientes eram impedidos de acompanharem o que estava sendo feito, agora podem acompanhar o procedimento todo através de um vidro, confortavelmente sentados, tomando um café e até mesmo em algumas oficinas de maior porte com alguns confortos a mais.
As características de modernidade vão além de físicas, elas são visuais, uma organização maior e os atendimentos divididos por setores, são exemplos de que não se necessita de muito dinheiro para tais mudanças necessárias. As mulheres que antes não se sentiam confortáveis nas oficinas tradicionais aprovam o novo conceito.
Devemos lembrar também da mudança importante que está caracterizando uma Oficina Mecânica moderna, é a questão da sustentabilidade.
A sustentabilidade tem que ser aplicada imediatamente em todas as oficinas, seja elas de grande, médio ou pequeno porte. Pequenas ações feitas no dia-a-dia de uma oficina como: separar o óleo, resíduos, trocar a luz elétrica durante o dia por telhas que deixam o ambiente mais iluminado com a luz solar e etc. também são exemplos de luxo para uma Oficina Moderna.
DEPOIMENTOS:
“A transparência que é mostrada para a gente, quando a gente vai à oficina, aprova um orçamento, vejo quais itens vão ser trocados, vejo que o pessoal está realmente trabalhando no meu carro e trocando aqueles itens que me passaram. Eu fico tranquilo e posso deixar de olhos fechados”, diz o cliente Fernando da Oficina FixCar.
“Eu acho isso muito importante para quem está sempre correndo e precisa ter agilidade, inclusive para a mulher que tinha essa dificuldade de entrar numa oficina e se sentir à vontade, hoje, acho que a gente já superou isso e os clientes estão muito satisfeitos, principalmente as mulheres”, comemora Rosemeire, dona de uma Oficina Mecânica Moderna.