QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Sobreaquecimento do motor – Este é um dos sintomas mais comuns, mas existem outras causas de junta de cabeçote queimada.

Líquido de Arrefecimento( Água)  – Se você tiver que fazer adição de líquido de arrefecimento para o radiador ou do reservatório do líquido de arrefecimento. Mas se não há vazamentos visíveis então você pode ter um desses problemas abaixo:

Falha do Motor – Se você tiver um vazamento de água no cilindro;

Um escape excessivo de fumaça – Isso geralmente acontece quando o líquido de arrefecimento derrama nos cilindros e está sendo queimado. Sendo pelo processo de combustão que cria vapor, mas parece fumaça saindo do escape e se você enfrenta uma combinação destes problemas, então a sua junta de cabeçote pode estar em apuros.

COMO VERIFICAR SE A JUNTA DO CABEÇOTE ESTA QUEIMADA? (TESTE)

Uma das melhores maneiras para diagnosticar este problema é usar um testador de vazamento de combustão. Basicamente este é um dispositivo que detecta gases de escape de líquido de arrefecimento.

Ele consiste de uma peça que se encaixa no pescoço do seu radiador (com a tampa do radiador desligada) e é preenchido com um líquido azul. Você então iniciar o carro e deixe funcionar por alguns minutos. Se o fluido fica amarelo, então você tem no seu líquido de refrigeração dos gases de escape indicando uma junta de cabeçote rachado.

O que deve também ser incluso nessa troca é o valor dos parafusos elásticos do cabeçote que NÃO podem ser reutilizados, com o risco de quebrarem, causarem vazamentos e fazer com que seu cliente fique insatisfeito. Não se esqueça de usar um torquímetro, com o torque correto, variando de um carro para outro.

Investir em ferramentas de precisão há tempos já deixou de ser um diferencial para virar obrigação de quem quer trabalhar com qualidade. Na aplicação de juntas, principalmente no cabeçote, muitos manuais de motores pedem que, além do torque em quilograma-força por metro (kgfm) ou Newton-metro (Nm), também seja aplicado o torque angular.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE JUNTAS DO CABEÇOTE?

Juntas de amianto ou grafite fibroso são mais baratas, mas menos duráveis e mais propensas a rachaduras e quebras.

Juntas de material sólido (metálicas) – Tem melhor qualidade, mais durabilidade, mas são mais caras.

Juntas de borracha – Usadas para complementar o selamento do cabeçote, seja nas laterais do cabeçote e/ou tampas do cabeçote.

Juntas líquidas – São pouco usadas para o cabeçote. Devem ser bem aplicadas, ou você pode entupir os canais de água e óleo do motor. Em veículos mais antigos ou com problemas sistêmicos recorrentes de vazamentos de óleo na junta do cabeçote, a junta líquida deve ser usada em combinação com uma junta de material sólido, amianto, ou grafite fibroso.

Não conhece o programa MinhaOficina?

Modernize sua oficina com o nosso software. Experimente grátis por 15 dias.