(19) 97123-3549 contato@minhaoficina.net

Como são feitas as mangueiras/ e ou correias dos veículos?

Independente do fabricante, uma mangueira automotiva é feita por borracha, fios, que podem ser de nylon, aço ou kevlar, e um revestimento de material vulcanizado. Em casos em que se faz necessário uma estrutura mais rígida (para suportar uma carga, por exemplo), ela é reforçada por mais componentes, geralmente feitos de polímeros.

Sua função é simplesmente transportar – seja líquido ou gases para determinados componentes do carro, e por isso precisam ser reforçadas para aguentar a pressão desse transporte. Caso contrário, a segurança do veículo pode ficar comprometida.

As mangueiras de refrigeração são como artérias para o líquido de arrefecimento e ou anticoagulante do motor de um veículo. Elas tem como função manter esse líquido em temperatura ideal para um ótimo funcionamento. 

Quais são os sinais de envelhecimento?

1-Inflação ou abaulamento;

2-Fraqueza ou maciez excessiva;

3-Corrosão nas braçadeiras ou nos encaixes;

4-Endurecimento da borracha.

A manutenção preventiva é necessária já no primeiro sinal de desgaste, pois com falhas nas mangueiras ou nas correias corre-se o risco de superaquecimento e danos ao motor do veículo.

É importante ter em mente que as borrachas de mangueira de arrefecimento se desgastam de dentro para fora, por isso é essencial serem inspecionadas por um técnico treinado para tal ação, isto é, um mecânico especializado.