O QUE É UMA NOTA FISCAL ELETRÔNICA?
A nota fiscal é um documento emitido e armazenado de forma digital e tem a comprovação fiscal necessária.O sistema de emissão de notas eletrônicas é digital e garante ao comprador e ao vendedor uma maior segurança. Nessa matéria falaremos sobre os campos da nota fiscal de produtos.
1- CAMPO CHAVE DE ACESSO:
A chave de acesso da NFE corresponde a uma sequência numérica, que possui 44 caracteres e serve para identificar a nota fiscal assim como o número da nota. A chave de acesso também está presente no arquivo de XML e no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica).
É possível que existam duas Notas Fiscais com o mesmo número no Brasil, mas nunca existirão duas chaves de acesso iguais. Então, é a chave quem vai distinguir uma NFe de outra.
Como descobrir o número da CHAVE DE ACESSO?
-Pela SEFAZ(Secretária da Fazenda de seu estado);
–Pela DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica);
-Solicitar ao Fornecedor.
2- TIPO:
Escolha entre os tipos de notas: entrada ou saída.
3- NATUREZA DA OPERAÇÃO:
A natureza da operação tem a função de informar qual é a operação fiscal que será realizada, caracterizando a nota como: venda , compra, troca, em remessa entre outras.
Qual é a diferença entre CFOP e NATUREZA DA OPERAÇÃO?
O CFOP é o código numérico de 4 dígitos que identifica diversas informações da nota fiscal. Podemos entender melhor as CFOP’s quando é feita a venda de produtos com características muito diferentes entre si. Nesse caso é possível emitir na mesma nota diferentes CFOP, o que faz com que você emita uma nota fiscal com a natureza da operação parecida, mas com CFOP’s diferentes entre si.
A natureza da operação é o tipo de operação a ser registrada na nota fiscal, pode ser venda, compra, prestação de serviço, devolução, remessa, importação etc, no programa MinhaOficina. Para selecionar o tipo de natureza de operação você precisa entrar em uma nota fiscal seja ela nova ou reaberta e selecionar a opção desejada na aba DADOS DA NFE l campo natureza da operação.
4- DESTINO:
-Escolha entre operação interna (dentro do estado), interestadual (para outro estado) ou operação com exterior (fora do Brasil).
5- PRESENÇA CONSUMIDOR:
-Escolha entre as opções de local de venda/compra.
6- FINALIDADE:
-Escolha entre as finalidades da nota fiscal: NFE normal, complementar, de ajuste ou devolução/retorno.
7- NFE REFERENCIADA:
O QUE É NFE REFERENCIADA?
É o código (chave de acesso) da Nota Fiscal que é devolvida.
NOTAS REFERENCIADAS: Ao realizar a emissão de uma Nfe de devolução, deve-se referenciar a Nfe da venda realizada. Porém segundo o Manual da Nfe disponibilizado pela SEFAZ é possível realizar a referência a somente uma Nfe por nota de Devolução.
QUANDO TENHO QUE INFORMAR O CÓDIGO DE NOTA REFERENCIADA?
Você precisa informar quando estiver fazendo uma nota fiscal com a finalidade de DEVOLUÇÃO. Finalidade Devolução, CFOP de devolução etc.
8- O QUE É NCM?
Nomenclatura Comum ao Mercosul, esse é o significado desta sigla tão falada em um ambiente de supermercado. A sigla foi criada em 1991, por alguns países da América do Sul, são eles: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
A ideia de criar o NCM foi baseada em outro código internacional chamado SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias). O SH é um padrão internacional para categorizar todas as mercadorias comercializadas no mundo, portanto tendo como base essa codificação foi criado na América Latina o NCM.
O grande objetivo do NCM é realizar uma aproximação do comércio entre esses países, de forma que o código proporciona uma unificação que possibilita o acesso às informações dos produtos e do mercado internacional. Esse código é formado por 8 dígitos.
9- O QUE É CFOP?
CFOP é o código fiscal de operações e prestações um código que tem por objetivo informar entradas e saídas de produtos entre cidades e estados. Por esse código também se informam situações como sua operação fiscal, impostos e tipo de transporte (Intermunicipal ou Interestadual).
Onde encontro a tabela de CFOP atualizada?
Você pode pesquisar no google as tabelas mais atualizadas ou pedir ao seu contador(a) para indicar onde conseguir o arquivo de CFOPs do ano corrente.
10- ABA TRANSPORTE:
Se a nota possuir frete ou não selecione dentre as opções no campo modalidade frete.
11- ABA PAGAMENTO:
Preencha o tipo de pagamento e a forma de cobrança. Toda vez que preencher algum campo não se esqueça de clicar em gravar dados, na parte de cima da nota.
12- ABA INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Dentro desse campo você pode descrever outras observações que queira que saia na impressão da nota fiscal.
13- ABA TOTAIS:
É preenchida automaticamente pelo sistema de acordo com as informações prestadas nas outras abas. Resumo de valores.
14- ABA MENSAGEM:
Campo mensagem de retorno: informa qual é retorno que a SEFAZ (Secretaria da fazenda) de seu estado envia ao sistema após o processamento da nota fiscal.
Toda vez que a nota der NEGADA verifique essa aba, reabra a nota fiscal pelo botão reabrir, corrija o que for necessário, clique em gravar dados e depois em emitir novamente. Qualquer dúvida nos chame pelo suporte.
CONFIRA ABAIXO O VÍDEO PASSO A PASSO DE NOTAS FISCAIS:
Não conhece o programa MinhaOficina?
Modernize sua oficina com o nosso software. Experimente grátis por 15 dias.